Como foi o encontro entre Vasco e Cruyff

Roberto Dinamite bem que poderia ter sido um dos convocados de Zagallo na Copa do Mundo de 74, ano em que o Vasco conquistou o sue primeiro título nacional, mas não foi. Talvez a história pudesse ter sido um pouco diferente no confronto entre Brasil e Holanda, que terminou na eliminação brasileira. Mas apenas um pouco. Do outro lado havia Cruyff no ápice de seu talento, tricampeão da Champions League pelo Ajax. Era para ter sido o ano holandês, mas acabou parando na Alemanha de Beckenbauer.


O encontro ente Vasco e Cruyff aconteceria apenas após a aposentadoria do camisa 14, comandante da fantástica Laranja Mecânica. Ao deixar os gramados, o craque se tornou treinador e teve passagens marcantes por Ajax e Barcelona, os mesmos clubes em que havia brilhado como atleta. E foi quando estava no comando do time espanhol que o Cruz-Maltino cruzou o seu caminho.



Antes de se sagrar campeão carioca invicto, em 1992, a equipe de São Januário viajou até a Espanha para participar do Torneio Cidade de Sevilha, que contaria com Real Bétis, Porto, Atlético de Madrid, Sevilha, e Barcelona, além dos cariocas. O Vasco ficou no grupo A, ao lado de Bétis e Barça.
A estreia com derrota para os alviverdes por 2 a 0 praticamente eliminou os vascaínos do rápido torneio, mas ainda havia mais um jogo: contra o Barcelona de Cruyff. Era a chance de deixar uma boa impressão na Espanha e retornar com moral ao Brasil para a disputa do Estadual. E foi o que houve.
Comandado por um jovem Edmundo, que disputava a sua primeira temporada como profissional, o Vasco fez uma partida apertada contra os catalães, que tinham o gênio holandês em seu banco de reservas. Dinamite, ex-Barça e ‘quase adversário’ em 74, acabou ficando mais uma vez de fora, desta vez por lesão.
Com a bola rolando, Júnior abriu o placar ainda no primeiro tempo. Aos 43 do segundo tempo, porém, Txiki Begiristain deixou tudo igual e botou fogo na partida. A resposta cruz-maltina não demorou. Em dois rápidos contra-ataques, Edmundo e Luis Carlos Winck decretaram a vitória brasileira.
Naquele 19 de agosto de 92, deu Joel Santana no duelo com Cruyff. Coisas do futebol, tão mágicas e imprevisíveis quanto o eterno Jopie. Neste 24 de março de 2016, perdemos Jopie, tão mágico e imprevisível quando o futebol.
FICHA DO JOGO
Vasco 3 x 1 Barcelona

Data: 19/08/1992
Troféu Cidade De Sevilha
Local : Benito Villamarin (Sevilha – ESP)
Arbitro : Carcelen Garcia
Público : –
Gols : Júnior (Vasco 35/1ºT), Beguiristain (Barcelona 43/2ºT),  Edmundo (Vasco 45/2ºT) e Luís Carlos Winck (Vasco 46/2ºT)

Vasco – Carlos Germano, Luís Carlos Winck, Alê, Jorge Luís, Eduardo, Luisinho, Flávio, Leandro, Bismarck, Júnior (Cássio) e Edmundo (Tinho) Técnico : Joel Santana
Barcelona – Zubizarreta, Nadal, Koeman, Amor, Serna (Pablo), Bakero (Juan Carlos), Goikoetxea, Eusébio, Salinas (Alexanco), Witschge e Beguiristain Técnico : Cruyff

Fonte: Blog do Garrone
Como foi o encontro entre Vasco e Cruyff Como foi o encontro entre Vasco e Cruyff Reviewed by Universo Tech on sexta-feira, março 25, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade